ESPELHO

[ 8 ] Comments
Compartilhar

Miranda Sá (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa  reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença”.
                                                                       Luiz Fernando Veríssimo

O espelho, oito mil anos atrás, segundo arqueólogos, eram pedaços polidos de obsidiana, e foram encontrados na Turquia e também no Iraque e na América. No antigo Egito e na Mesopotâmia eram feitos de cobre polido, e na velha China, de bronze.

A História registra que os espelhos de vidro com uma lâmina de ouro no verso surgiram em Roma sendo usados até o Renascimento; artesãos europeus encontraram uma forma de barateá-los, cobrindo uma das faces de um vidro com fina amálgama de mercúrio.

A criação do espelho com um revestimento de prata é atribuída ao químico alemão Justus Von Liebig, em 1835 e então se popularizou.

Seu uso é diverso, serviu até para enganar os índios, após a descoberta do Brasil, que trocavam toneladas de pau brasil por um deles, que se divertiam olhando-se e fazendo caretas…

Da inocência de refletir a imagem ou a luz, os espelhos chegaram à indústria bélica, na construção de periscópios que permitem ver além de um obstáculo, dando a imagem num nível superior ao que nos encontramos.

Figurativamente, no espelho se vê (sem redundância) como exemplo, modelo, representação… No conhecido conto dos Irmãos Grimm, “Branca de Neve e os Sete Anões”, uma rainha muito vaidosa, madrasta da princesinha, se perguntava a um espelho mágico qual a mulher mais bela do reino, e o espelho sempre respondia que era ela; um dia, o objeto indicou Branca de Neve, já moça feita, como a mais linda. A bruxa ciumenta e invejosa, ferida no seu orgulho, mandou matar a enteada…

Eu, quando me levanto pela manhã, vejo-me no espelho com o rosto do meu pai, e me sinto como se fizesse uma oração para ele, a quem admirava e amava muito. Há gente que não gosta de se olhar no espelho. Nem pela imagem, nem como modelo.

O pelegão Lula da Silva é um deles; teme reconhecer o seu envelhecimento e a cara de alcoólatra. Transfere para os outros o que espera do seu reflexo. Nesta campanha eleitoral, bravejando insânias contra o adversário do seu partido, chamou Aécio Neves de “filhinho do papai”.

Lula não se deu a pensar na carreira meteórica para o enriquecimento do seu “filhinho do papai”, Fábio Luiz Lula da Silva, hoje muitas vezes milionário, acumulando riquezas no exercício da presidência do pai. Lula, porém, ironiza Aécio, que na juventude trabalhou como bancário, e, ignorante que é, distorceu um velho ditado português.

O adágio luso se refere a um pai que educa o filho para ser honesto e virtuoso, e reza: “Bendito aquele que consegue dar aos seus filhos asas e raízes”. Não foi o que ocorreu com ele vendo de um filho servente do jardim zoológico, despreparado, aproveitar-se das bandalheiras de um governo corrupto.

Ainda na campanha eleitoral, além da irresponsabilidade doentia de Lula, o lulo-petismo e a sua candidata, Dilma, fizeram um pacto com o diabo e só vêem a realidade às avessas… O espelho da sua propaganda é o retrovisor: só se volta para o passado sem se preocupar com o futuro que os brasileiros almejam.

Três quartos do programa eleitoral lulo-petista são de ataques a Aécio. Mentiras distorcidas, não provadas, que são contestadas com documentos e testemunhos. Mas “elles” insistem adotar a tática de Goebbels como bons nazistas. Dizia o marqueteiro de Hitler: “A mentira quanto mais repetida, mais se aproxima da verdade para as massas não esclarecidas”.

Pelo crescimento dos que lutam pelas mudanças, estas eleições vão fazer os pelegos petistas olharem o espelho de um novo Brasil. Com Aécio Neves na presidência, o País voltará a ser sério, desenvolvido, e com verdadeira justiça social. Melhor ainda, teremos uma Nação alegre, sem ameaças à nossa segurança nem à nossa liberdade.

 

 

8 respostas para ESPELHO

  1. vileite disse:

    Eles não se olham no espelho porque sabem que nada de significativo ou dignificante será mostrado.Sabem, ainda que o reinado deles de corrupção e terror está com os dias contados, para dar lugar a uma nova libertação, em todos os sentidos, dessa “mui amada terra brasileira!”

  2. Simon Salama disse:

    Deus esteja conosco e com Aecio45. Mas eu nunca serei o mesmo, nunca terei mais o meu sorriso 100% feliz. Já conhecia o caráter dos militantes do PT, mas eles conseguiram rebaixar a si próprios a tal ponto que carregaram consigo minha crença na humanidade, que me tirou parte da pureza e da fé

  3. Lucia Paiva disse:

    Quando anseio por algo, com data marcada para acontecer, vou riscando no calendário cada dia transcorrido…Hoje, é 19 de outubro, à meia noite, risco, e aí ficam faltando: 20, 21, 22,23,24, 25…..UFA! que bom, teremos o grande dia 26, com o FORA PT!
    Esse ESPELHO, foi mais uma certeza de que estamos no caminho certo – os que votarão em Aécio -45 !

  4. Ajuricaba disse:

    A contagem regressiva para tirar a corja do poder está no final. Domingo próximo perto da meia noite BSB, Aécio já será presidente da república. Aí é só ficar atento aos ataques das milícias terroristas tipo MST, MTST, Black Block e afins

  5. O sr não pode está falando sério. O povo não quer biografias lindas, e nem discussões de coisas que podem estar longe de um análise popular e seguro. No país ninguém é seguro pra tomar partido do lado do povo e do trabalhador. Me desculpa, a imprensa e uma meretriz, se por outro lado se tem uma oposição, e o PSDB tomou este lado, isto é grave, porque parece que o PSDB está mais preocupado em que ninguém ache suas mãos lá em alguma coisa, do quê provar a verdade dos fatos, além do mais o passado condena todos do PSDB. Até porque se o Sr argumenta se foram inverdades no passado, pode se concluir que na atual gestão também o é. Gostaria de lembrar que os elogios ao governos Lula e Dilma, não vieram somente dentro do país , porque aqui muita gente ganha pra falar mal e bem, e o Sr sabe do que estou falando. Se formos comparar na questão justiça, ainda sim o PT foi mais governo, sem contar outras coisas. Sabe o problema deste país, é que quando se mexe do bolso de gente poderosa ai a coisa fica feia. Se o partido do PT é corrupto não é mais do que PSDB que até agora estão soltos ai e fazendo porcaria.

  6. Deca RGarcia disse:

    Que texto perfeito, sucinto, uma conexão incrível entre a história do nosso reflexo e o pior “político” que o Brasil já viu. Com certeza ele não tem coragem de se olhar no espelho, a miséria da alma é sempre repulsiva.

  7. Josélia Albuquerque disse:

    Seu texto é fantástico. Com toda certeza não conseguirão se olhar no espelho. Só consegue quem tem a alma limpa. Lá resplandece o meu o seu o deles
    “EU”. Parabéns por esse texto fabuloso.

  8. Damião disse:

    Chegou a hora da mudança, meu amigo Miranda. Muito embora, votar em Aécio significa apoiar o fim da reeleição e propor mudanças significativas para nosso país. Sim, vamos reconstruir o Brasil.