A MENTIRA

[ 15 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Dostoievski: “A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais”

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski é, em minha opinião, um dos maiores romancistas de todos os tempos… E antes que algum extremista de direita venha reclamar porque é russo, adianto-lhe que morreu em 1881, muito antes da revolução de 1917, e que não conheceu Lênin e muito menos Stálin…

Minha admiração por Dostoiévski vem da mais tenra juventude, quando me encantei lendo “Crime e Castigo”, passando a ler tudo o que escreveu e que tive às mãos. Entretanto, ele entra neste artigo não apenas pela epígrafe, mas por que eu senti a necessidade de contestá-lo; não concordo que mentir seja um privilégio do homem.

Também não creio que os animais não mintam; falta-lhes o dom de falar, é certo, mas enganam com camuflagens, disfarces, e se escondem, nem sempre como defesa, mas para o ataque…

A diferença entre os seres ditos racionais e irracionais é que o animal usa o logro para a sobrevivência, enquanto o homem mente rompendo com os padrões sociais, desrespeita a moral e a ética, e comete pecado condenado pelas religiões monoteístas, budismo, judaísmo, cristianismo e islamismo.

A mentira tem dezenas de sinônimos; mas é como falsidade, que diz a que vem. A mentira aguça as contradições ideológicas e os conflitos políticos em proveito de uma facção ou de um partido.

Os nazistas, com sua amoralidade, cultuaram a mentira: é conhecida a ordem do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, para os agitadores do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães: “É mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa grande mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez”.

Goebbels deixou uma célebre frase, seguida pelos marqueteiros de todo mundo: “A mentira quanto mais vezes repetida, mas se aproxima da verdade”. Esta imoralidade fez o professor de jornalismo M. Choukas ensinar que “admitamos que um propagandista minta mesmo quando diz a verdade…”

No Hemisfério Ocidental, pedagogos de várias tendências concordam que se deve ensinar às crianças que não se deve mentir; e em alguns países asiáticos a mentira é punida cortando-se a língua do mentiroso; na África, mais propriamente em Zanzibar, é condenado à pena de morte.

Falando de mentira, chegamos ao execrável peleguismo que ocupa o poder no Brasil. É sabido que desde a primeira eleição de Lula da Silva que a bandeira da impostura foi desfraldada e o brasão da má fé foi instituído. À sombra, fez-se uma lavagem cerebral em indivíduos fracos, recriando o culto da personalidade e transformando o Partido dos Trabalhadores numa seita intolerante.

Tive um colega jornalista que adentrava na redação e antes de dizer ‘bom dia’, perguntava: “Qual é a ‘mentirex’ do dia?” A má imprensa e a má política usam a mentira como ferramenta de trabalho… No PT-governo é oficial. A Presidente da República divulga sempre o avesso da verdade. A sua própria imagem é uma ilusão construída pelo marketing. E gosta de mentir quando está fora do País para não ouvir o repúdio popular em forma de panelaços…

Gandhi ensinou que “assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, acontece com a mentira entre os homens”. É o que ocorre sob a administração petista contaminada pela fraude e a corrupção.

Mas a sabedoria popular no Brasil nos entusiasma com o provérbio: ”É mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo!” Não vai durar muito o ‘privilégio’ de Dilma em mentir impunemente; acredito que a Justiça dar-lhe-á o castigo pelo crime que comete contra a nossa Pátria.

 

15 respostas para A MENTIRA

  1. Cláudio Cabral Silva disse:

    A primeira fase do castigo já está em andamento.A credibilidade dela,e de seu mentor, despencaram. Os índices oficiais atestam. Agora só falta a queda.
    Ótimo artigo, Miranda.

  2. Mônica Torres disse:

    Nunca nos sentimos tão humilhados pela constatação dessas palavras. Tão doloroso quanto sabermos “que é mentira”, é conhecermos o teor da verdade por trás dela. Esse texto me emocionou… senti uma identidade profunda com seu sentimento. A diferença está nas nossas esperanças… a minha, muito mais morta.
    Parabéns, Miranda. Realmente admiro muito seus textos.

  3. Regina disse:

    Excelente texto! Diz com clareza tudo o que pensamos em relação a essa corja que aí está!

  4. Cris disse:

    Perfeito! O pior é que as amebas vermelhas acreditam nas mentiras dos malandros oficiais, e ainda pagam o dízimo!

  5. Ney disse:

    Para entender o Neocomunismo no Brasil,
    entenda o Complexo de Fourier

    Psicopatia que aflige os neocomunistas latino americanos e europeus, apresenta-se configurado o Complexo de Fourier em caso de igualitarismo psiquiátrico, onde o fator comum se faz representado por um sonho ou fuga de desejos reprimidos, atribuindo aos outros, no caso à “burguesia”, ao “imperialismo”, ao “capitalismo”, ao “neoliberalismo” os males da fome e de todas as mazelas sociais de que se dizem vítimas.

    Dessa forma, ocultam não só as suas amargas frustrações psicossociais, mas também o absoluto descompromisso com o bem público, com a eficiência e a eficácia no manejo dos recursos públicos.

    Psicopatas que são, não se arrependem de mentir, promover discórdias, matar, roubar, caluniar e cometer outros crimes, no que são mestres. Quando descobertos ou diagnosticados, frequentemente se passam de vítimas, aparentemente frágeis e injustiçadas de um sistema que então acusam com maior ênfase, para prosseguir com o intento de sua doença.

    Na América Latina se chama bolivarianismo, no Brasil, mais especificamente, petismo, lulismo ou Foro de São Paulo. Enfim, todos esses nomes somente identificam tal patologia clínico psiquiátrica, denominada o Complexo de Fourier.

    O mais lamentável que se observa na América Latina atualmente é que as normas que definem as liberdades públicas para o modus vivendi em Liberdade e Democracia, inscritas nas Constituições dos seus respectivos países, estão sendo destruídas pelas próprias “autoridades da vida pública”, ora instaladas no Poder e em todo o seu aparelhamento institucional, as quais deveriam justamente respeitar e zelar por elas no lugar de traí-las, vilipendiá-las, debochá-las, aviltá-las, como ocorre no Brasil. Inaceitáveis, v.g., o Decreto 8.243 e o plebiscito do “partidão”, do “crime organizado”, mas nem tão organizado.

    Promovem assim um caos sem precedente ao Estado Democrático de Direito, à Democracia parlamentar, à Tripartição dos Poderes, pois são incorrigíveis, ditatoriais, totalitários, neofascistas, manipuladores do ódio e divisões. Para além de criminosos de alta periculosidade, no quadro de sua, portanto, socialmente danosa, devastadora e gravíssima psicopatia, o Complexo de Fourier. Embora em alguns momentos encantadores e convincentes.

    FMV, professor
    Fonte: http://porumbrasilnovo.blogspot.com.br/2014/10/para-entender-o-neocomunsimo-no-brasil.html

  6. Edgard Brandão Jr disse:

    Caro Miranda:
    Não o conheço pessoalmente, mas o admiro pelas observações e comentários sobre a realidade brasileira.
    Parabéns pelo texto.
    Excelente!
    Abs Edgard Brandão

  7. Vários pensadores vêm concordar em gênero, número e em grau, com ESTAS AFIRMATIVAS DE Miranda Sá como segue:

    ABRAHAM LINCOLN:
    “Se você tivesse duas caras, estaria usando esta?”
    CAIO FERNANDO ABREU:
    “Que as mentiras alheias, não confundam as nossas verdades.”
    CHARLES BUKOWSKI:
    “Era isso que eles queriam: mentiras. Mentiras maravilhosas. Era disso que precisavam. As pessoas eram idiotas, seria fácil pra mim assim.”
    FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE:
    “A verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho. […] Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL:
    “Quem exagera o argumento prejudica a causa.”
    HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO:
    “Farei quanto em minhas mãos estiver para que se consolidem os ideais do movimento cívico da nação brasileira nestes dias memoráveis de abril, quando se levantou unida, esplêndida de coragem e decisão, para restaurar a democracia e libertá-la de quantas fraudes e distorções a tornavam irreconhecível”.
    LAIR RIBEIRO:
    “Falar a verdade é sempre mais eficaz a longo prazo do que qualquer mentira bem elaborada.”
    MADRE TERESA DE CALCUTÁ:
    “Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão”.
    MAHATMA GANDHI:
    “Um ‘não’ dito com convicção é melhor e mais importante que um ‘sim’ dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.”
    MILLÔR FERNANDES:
    “Quem fala muito mente sempre, porque se esgota seu estoque de verdades.”
    NIKITA KRUSCIOV:
    “Os políticos em qualquer parte são os mesmos. Eles prometem construir pontes, mesmo quando não há rios.”
    SIR WINSTON CHURCHILL:
    “Uma pessoa de vez em quando tropeça sobre a verdade, mas na maioria das vezes se levanta e continua andando.”
    VALERIA NUNES DE ALMEIDA E ALMEIDA:
    “A despeito de levar uma vida sem sentido, joguei preconceitos e mentiras pela janela da alma, e volitei a leveza.”

  8. Ricardo de Faraday disse:

    Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.
    A mentira causa muito mal quando ela engana as pessoas e trai a sua boa fé delas…

  9. vileite disse:

    Excelente e verdadeiro texto !
    Assim como você , eu também admiro Dostoiévski ! A mentira é , sem dúvidas , uma terrível forma de veneno pois ela destrói tudo o que possa ser verdade .
    Mas , como diz o dito popular : ” toda mentira tem perna curta ” , já de algum tempo a verdade está retomando o seu lugar mostrando ao povo a real situação do país.

  10. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda pelo brilhante artigo e pela abordagem completa e histórica do tema. A mentira é sim um crime e sendo correlata irmã da calunia se identificam como monstruosidade do caráter de quem as emite.Ser verdadeiro é mais difícil mas nos edifica com segurança. É muito bom ,(doi mais muitas vezes ) ter amigos e relacionamentos que nos digam sempre a verdade!Grande abraço. Gostei muito !

  11. Gosto muito do Miranda Sá e talvez seja que mais lhe retwette mensagens… Sempre que o meu coração não mostre desejo de comentar suas belas matérias vou ao Google pesquisas e peço para localizar as frases dos famosos sobre o material abordado pelo Miranda Sá…

  12. Grande texto. Sinto-me envenenada e envergonhada pela mentira de uma Sra e seus asseclas. Triste fim para quem não participou das mentiras e sempre acreditou no Brasil. Ainda penso : Será que agora Ela será punida ?

  13. Marcia Barros disse:

    Parabéns… Mentir é próprio de quem não tem caráter….