DESONESTIDADE

[ 19 ] Comentários
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte.” (Provérbios 21:6)

Está na formação e no caráter das pessoas a escolha entre ser honesto, não mentir, roubar, enganar ou trapacear, ou então escolher o lado oposto, ser desonesto, mentiroso, ímprobo, iníquo, desleal.

Ser honesto significa adotar um comportamento de respeito aos bens alheios, principalmente quando se trata do patrimônio público. Agindo dessa maneira, não precisa de jeito algum alardear honestidade.

Vem de longe, do século XVIII a.C, leis compiladas no famoso Código de Hamurabi trazendo punições para a desonestidade. Também os ensinamentos de Buda trazem condenações para os desonestos, explicitando que “mentir para se justificar e se proteger não é ‘ser honesto’.

A tradição religiosa judaico-cristã também combate o desonesto. No Novo Testamento, o evangelista Lucas, ensina a virtude através de contos populares, como o “Filho Pródigo” e o “Bom samaritano”, explicitando: “Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes.”

Apesar dessas lições, escarnecendo do povo que acompanha a sua trajetória política e pessoal, o fanfarrão Lula da Silva num café da manhã com blogueiros partidários apossou-se do monopólio da honestidade dizendo “Não tem uma viva alma mais honesta do que eu”.

A imprensa divulgou que esta bazófia arrancou gargalhada da platéia. E não foi por acaso: com a frase encerra duas grandes mentiras. Mostrou desonestidade usando auditório de mercenários pagos com dinheiro público e falou de “alma viva” sabendo-se que as almas são dos mortos…

Para Lula, não custa dinheiro do seu bolso nem esforço nenhum vangloriar-se diante de comparsas que mamam nas tetas do Erário ou comem os restos do banquete das propinas. Felizmente fica impossível que a sua fala fique presa intramuros, e o povo brasileiro tomando conhecimento delas fica indignado.

O sentimento de repulsa é ter a noção, quase certeza, da trajetória corrupta, do ex-presidente desde a vida sindical. Poucos, de sã consciência, desconhecem o trabalho anticorrupção da Operação Lava Jato, executada pela Polícia Federal, Ministério Público e o juiz Sérgio Moro.

Não bastassem as investigações que envolvem o Pelegão, bastam as suas companhias por si só para envolvê-lo nas teias da corrupção na Petrobras, empresas estatais e fundos de pensão. Seus parceiros, hierarcas do PT estão presos ou sob buscas policiais e jurídicas; e quanto aos aliados, basta citar alguns nomes como Renan Calheiros, Jáder Barbalho, Collor, Gedel Vieira, Sarney, Lobão e Maluf…

Na verdade, o nome de Lula ainda não apareceu como deveria, pois é suspeito de ser o mentor e chefe da organização criminosa que assaltou o Brasil; mas já é alvo de várias delações de réus envolvidos em criminosas transações com seus companheiros José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil, e João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

Sagaz, com doutorado na escola dos pelegos sindicais, Lula sabe que é muito mais fácil corromper do que persuadir; mas não tendo estudo não aprendeu com Sócrates que “Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade”.

19 Responses to DESONESTIDADE

  1. Texto perfeito encerrando com Sócrates – “Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.”
    Bem que ele tentou passar a imagem de honesto, mas como nada passa desapercebido aos olhos de Deus, a verdade está vindo à tona, depois de anos acobertada na lama dos conchavos.
    Nunca imaginei que alguém teria coragem de falar abertamente, que esse sr., ex-presidente, iniciou sua carreira sindical e ganhou popularidade às custas dos metalúrgicos, grande força, na época. Aliás, essa força está indo para a mão dos chineses.
    Pagamos a carreira meteórica desse sr., que iludiu a todos e hoje tripudia em cima da Nação!
    Nunca acreditei nesse sr., para mim sempre foi um engodo.
    Triste é constatar que não estava errada.
    Parabéns, obrigada por partilhar, abraços
    Maria Teresa

  2. celso disse:

    Ele não tem a capacidade de ser honesto, e admitir que é desonesto acredita que está certo, e que todos os demais estão errados…..isto chama-se desvio de carácter.

  3. elisabeth laval jede disse:

    Brilhante teu artigo de hoje retrata o pensamento de todos os brasileiros de bem. Todos os trabalhadores do Brasil , que levantam cedo e saem trabalhar todos os dias de sua vida lamentam as situações criadas por essa gente despudorada e desonesta que sem pudor algum nos tira o fruto sagrado do trabalho! Esquecem que se afastam de Deus em razão disso.É bem clara a primissa cristã que diz:”Ganharás o teu pão com o suor do teu rosto”! Teu artigo está muito bom como tudo que você escréve. Parabens Miranda!

  4. FABULOSO ARTIGO MIRANDA SÁ! TENHO PENA DOS JOVENS DE HOJE QUE VÊEM NESTE PSEUDO SINDICALISTA , POR VER NUM COITADINHO DE MENTIRA QUE CHEGOU A PRESIDENTE, FEZ SEU SUCESSOR PRA ACABAR COM NOSSA PÁTRIA UM HERÓI, PORQUE SERÃO AS CRIANÇAS DO BOLSA FAMÍLIA QUE OS PAIS NADA FAZIAM E QUE NADA FARÃO PORQUE NÃO CONHECE O SIGNIFICADO DA PALAVRA PATRIOTA, NEM SABERÃO VISLUMBRAR A GRANDEZA DO BRASIL…POIS, O EXEMPLO VEM DE CIMA O QUE VEMOS NO TOPO DA ADMINISTRAÇÃO DESTE PAÍS HOJE?
    INFELIZMENTE A HISTÓRIA CONTARÁ O QUE ESTAMOS VENDO E O QUE NÃO VEREMOS, DEVIDO AO ENORME TEMPO QUE PASSARÁ ATÉ QUE A VERDADE DE HOJE APAREÇA.
    POBRE JOVENS BRASILEIROS, SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES..

  5. Bom dia, Miranda

    Seremos reféns dessa “honestidade” ainda por muitos anos. A “fatura” desta vez estourou todo o crédito, que a política brasileira NUNCA TEVE.

  6. Nilsen Ferraz disse:

    Suas sábias palavras descrevem o mais desprezível entre os desprezíveis desonestos do Brasil.

  7. Rodrigo Cortes disse:

    Falou tudo e mais uma vez desmascara as 1000 faces de um impostor.
    Lula só consegue essa proeza por darem a ele o privilégio de ter a Opinião Pública a sua disposição, através dos barões da mídia tem feito esse discurso horrível para o Brasil, e ainda tem quem o vê líder mundial.
    Vi Lula colocando sua fala num anzol e joga-la para fisgar o povo, que depois de engolir a isca, fica a mercê dele mexendo a vara de pescar de um lado para outro, tudo com ajuda dos pelegos, dos chapa-branca, dos bajuladores. e levado o povo para onde quer.na conversa e enganação

  8. Tânia_Marah disse:

    Como sempre, um texto afinado e coeso.

  9. Ajuricaba disse:

    Não vomitei por pouco, quando li a frase lapidar do 9 dedos

  10. olbe disse:

    Quem é honesto não fica dizendo que é honesto…as pessoas sabem.

  11. vileite disse:

    A cada dia ele mostra que á loucura etérica dele está aumentando quando faz esses comenta´rios ridículos e hilariantes !
    Você se superou de novo com as brilhantes e sábias citações de grandes figuras épicas da Humanidade

  12. Palavras de um rei mui sábio “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza” e como está acima, do mesmo rei: “Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal” – Rei Salomão. Se fosse eu aqui descrever provérbios deixados pelo rei Salomão acerca deste assunto, certamente cansaria qualquer leitor. Como sabemos, Salomão foi o rei mais rico e mais sábio que já existiu na face da Terra. Contudo, como ser humano, também pisou na bola, em algumas leis hebraicas estabelecidas por Moisés. Teve um reinado tranquilo, mas cobrava impostos sem perdão. Constrangido com suas falhas entrou em depressão, vindo a escrever sobre a vaidade da vida.
    Os líderes de hoje estão tão acostumados com o engano, com a falsidade, fingimento, que já não conseguem assimilar o “correto, a honestidade”. Este sujeito que faz declarações mirabolantes e desinteligentes, a ponto de emergir a Nação em deboche mundial, nada mais é do que um falastrão com objetivos de prorrogar desfecho de investigações, de ‘tirar sarro da cara dos brasileiros’, usando golpes baixos instruídos em parte por sua defesa, marketing e de sua cabeça totalmente contaminada.
    O certo é que esta situação não perdurará para sempre, mesmo que tenhamos caído no laço do passarinho lulo-petista!
    Que sejamos realistas e não mais nos deixemos enganar.
    A situação é GRÁVIDA.
    Necessariamente, não precisamos aceitar e nem viver neste débil estado nos imposto há décadas.
    Olhemos para o alvo, somos dotados de inteligência e a temos usado de forma honesta, lembrado sempre que em nada parecemos com este sepulcro caiado lulo-petismo.
    Avante moçada!

  13. Como a honestidade está fora de moda principalmente por nossos governantes políticos Corruptos, Hipócritas e Desonestos e que infelismente a honestidade nem sempre é valorizada pelas pessoas em geral, na realidade, alguns até mesmo acham que s
    er honesto é uma desvantagem, principalmente no mundo dos negócios onde pessoas honestas estão cercadas por pessoas desonestas e as vezes, a pressão para ser como elas é muito grande.
    A desonestidade para mim acaba com a confiança pois os relacionamnetos se baseiam na confiança principalmente em um ambiente de trabalho as pessoas passam a confiar uns nos outros pois ficam muito tempo juntas comunicando de um modo sincero e colocandoos interesses dos outros a frente dos seus.
    A desonestidade para mim é mesmo contagiosa que pode ser comparada a um vírus pois quanto mais contato com você tem com uma pessoa desonesta, maior é o reisco de ser ” Infectado” com a desonestidade.

  14. welton reis disse:

    Temos que criar a lei da mentira e também a da ganância! Parabéns Miranda! Belo texto!

  15. Lula é protegido pelo 1% da verdadeira elite brasileira, a saber, banqueiros, construtores, professores universitários, chefes de redação da mídia de massa e líderes políticos da aparente oposição. Não é à toa, neste último caso, que nos surpreendemos com salva vidas que vez por outra a oposição lança a Lula. Não vimos FHC dizendo que o PT é necessário?

  16. Luiz disse:

    O Brasil é mesmo uma Democracia ?
    >> 1.) TODOS os Juízes/Ministros das Altas Cortes dos Judiciários são indicados pelos governantes do Executivo Federal e Estadual (STF, TSE, STJ, etc..).
    >> 2.) 60 mil homicídios por ano.
    >> 3.) Eleições em urnas eletrônicas cubano-venezuelanas, INAUDITÁVEIS, com APURAÇÃO SECRETA presidida por um ex-advogado do partido que está no poder.
    >> 4.) Mensalão.
    >> 5.) Petrolão.
    >> 6.) $$$$$$ do contribuinte financiando o comunismo na América Latina e África, sob o julgo do Foro de São Paulo, via BNDES.
    >> 7.) Juros bancários de até 280% ao ano.
    >> 8.) Carga tributária que leva 06 meses de salário do trabalhador que não vê o retorno em serviços públicos essenciais.
    >> 9.) Mídia vendida (Propaganda Federal).
    >> 10.) Classe artística vendida (Lei Rouanet).
    >> 11.) TODA classe política vendida e de esquerda.
    >> 12.) Professores e “Mestres” das escolas e universidades públicas propagando o socialismo e envenenando os estudantes com o discurso mentiroso da esquerda tirana assassina (Marxismo Cultural).
    >> 13.) uma presidente com 93% de repúdio popular segue firme e forte no poder.

  17. deaC disse:

    Além de ter muita sorte, o Lula é um sujeito sagaz, com mestrado pela Universidade das Raposas Velhas, mas como tudo na vida, tem um término. A sorte dele está no final, ele pode convocar um Maracanã de jornalistas amestrados, nunca mais ele conseguirá encantar a platéia. Aquele riso, aquelas gargalhadas foram de constrangimento, de vergonha alheia. Nós, sabemos e eles também sabem que o homem é um MENTIROSO e o ciclo da mentira está no fim.
    #2016semPT não podemos dar espaço a meliantes no poder.

  18. Não existe crime perfeito justamente pq depende de ação de ignóbil q delega a terceiros a assinatura do dolo ou a intelectualidade do ato,e prá perpetuar a impunidade se cerca de mais terceiros visando eliminar ou encobrir indícios da autoria do feito.A vaidade começa então a erigir um falso castelo de perfeição (assim o ignóbil acha) que ao menor movimento de peças,começa a ruir.
    Geralmente o que cai desse castelo são as portas e janelas,(as proteções) e a construção fica exposta e fácil de identificar o construtor.
    Olha que no assassinato de CDaniel já não estão adiantando as portas que voaram em sincronia com o avanço das investigações,as janelas promovidas p/cargos maiores,janelas que resolveram ficar no castelo batendo ao menor vento,até serem içadas como os verdadeiros algozes,e arrancadas p/penas descabidas no contexto da punição. O castelo balança porque dentro se debatem o morto e seus verdadeiros algozes que consideraram sem importância um pequenino empréstimo que objetivava silenciar um chantagista que acabou sendo condenado não p/morte do insepulto,mas p/corrupção dentro da Prefeitura de Sto André,ele mesmo dono de empresa de transporte e de recolhimento de lixo,e também pagante do mensalinho que sustentava o Partido dos Trabalhadores nas campanhas,só que esse mensalinho estava sendo desviado dos “reais objetivos” dos arrecadadores,e enriquecendo alguns bolsos.O dinheiro do empréstimo serviu p/comprar o Jornal de Sto André,que seria o motivo da chantagem.O Jornal faz parte do Patrimônio do hj condenado p/corrupção,e aguarda em liberdade os”protelatórios”,até a prescrição da pena,mmo que aconteceu com Collor,inocentado,e hj mostra que é bandido mesmo.
    Mas os 11 tiros dados em CDaniel e as torturas a que foi submetido,caminham na direção dos alcovitados no castelo escondidos p/instâncias superiores,p/silêncio,e p/negação da autoria.Mas o Prefeito insepulto marcha na direção certa dos seus assassinos intelectuais.