DEMOCRACIA

[ 11 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

´Os males da democracia, só se curam com mais democracia´. (Georges Burdeau)

Depois de situar o Estado, como fiz no último artigo, é fundamental falar de Democracia, a aspiração dos povos para conquistar a Liberdade. Teoricamente (mais do que uma Utopia), a Democracia é o governo onde a cidadania (mais do que as massas) exerce sua soberania.

Diretamente ou através de eleições livres elegendo representantes, o povo (não confundir com a massa) participa da condução dos destinos do seu país, num País em que os poderes dirigentes do Estado, Executivo, Judiciário e Legislativo, são separados garantindo assim o Estado de Direito.

A conquista do funcionamento autônomo e convergente destes órgãos, seja em qualquer regime, monárquico ou republicano, produz a verdadeira Democracia, que foi construída através dos tempos.

Historicamente, os frutos que a Democracia colhe vêm de longe, fundamentando-se em experiências, como a do povo judeu que teve o Sinédrio (Sanhedrim, em grego Synedrion), uma assembleia de anciãos reunindo-se ora como Grande Sinédrio e o Sinédrio Menor, dependendo da interpretação e o julgamento da Lei de Moisés.

Funcionava mais ou menos como a Câmara e o Senado que temos, acumulando porém, as funções legislativa e judiciária. Foi o Sinédrio que interpretou a Torá (Lei), que julgou e condenou Jesus, segundo o Novo Testamento.

Também os gregos antigos nos deixaram a herança da Ágora – lugar de reunião onde as pessoas discutiam problemas de toda natureza. Era um espaço público de debates para os cidadãos gregos que tudo decidiam pelo voto direto.

Embora restrita aos cidadãos livres foi sem dúvida um lugar com característica democrática e até inspirou uma corrente anarquista defensora do “Agorismo”, exaltação de um governo sem Estado…

Em Roma – que nos legou quase todas as instituições que temos – constituiu-se o Senado do Povo Romano (Senatvs Popvlvsqve Romanvs) de uma importância ímpar durante a República e que se manteve no Império, embora sem o mesmo poder.

O Senado em Roma, marcou com tanta força a participação política da cidadania que o seu acrônimo SPQR (SENATVSPOPVLVSQVEROMANVS), estava inscrito nos estandartes das legiões romanas e foi aproveitado pelo cristianismo, ao assumir o poder. Poucas pessoas sabem que este distintivo é exibido nas procissões que representam os passos e a morte de Jesus Cristo…

É interessante que em Roma, como entre os judeus e os gregos, legisladores e julgadores se confundiam, surgindo nas assembleias alguns que se especializavam em elaborar leis e outros para julgar. De certa maneira parecidas com o que vemos hoje na Comissão do Impeachment que está funcionando no Senado.

O processo do impeachment de uma presidente que cometeu crime de responsabilidade fiscal é apreciado por parlamentares do ponto de vista político incorporando a condição de magistrados; e, dessa maneira, vem sendo conduzido.

Então cabe a pergunta: Há Democracia com o Congresso que aí está? Da minha parte respondo que sim, ainda que os senadores lulo-petistas contestem, aproveitando-se para desmoralizar a instituição. Também perguntamos se existe Democracia num País que faz eleições em urnas fraudáveis e candidatos que investem dinheiro sujo em suas campanhas?

Não, apesar de que é esta a Democracia que vivemos. Assistimos senadores petistas atacando o Judiciário e o Legislativo dizendo que o impeachment é golpe, apoiando a presidente afastada que enterrou a economia com fraudes, incompetência e ideologismo superado. Isso, para não falar da leniência com a ação dos gângsteres do seu partido.

Burdeau, o nosso epigrafado, nos dá uma lição magistral ao dizer que os males da Democracia, só se curam com mais Democracia. É por isso que denunciamos os golpes que o lulo-petismo confabula contra a Constituição, com pressões sobre o STF e fazendo uma campanha sórdida por novas eleições, possível tábua de salvação…

 

 

11 respostas para DEMOCRACIA

  1. Acredito que muita gente nos dias hoje confude “Liberdade” com Libertinagem, além não saber o significado da palavra liberdade e sim o de libertinagem.

  2. welton reis disse:

    O lulopetismo assim como qualquer bandeira socialista não é democrática porque não respeita a lei vigente e quando tem a oportunidade de modifica-la pela via ordinária não o faz. Conclusão a prática ditadorial é o cerne desses seres que se julgam acima dos outros. Poderíamos elegantemente caracterizar como prepotência, porém a realidade é outra. Parabéns pela aula de democracia!

  3. Alex Fernandes disse:

    a liberdade defendida pelos pelegos petista é só a que os convém. Querem ter liberdade para roubar e perpetuar-se no governo. É essa a democracia que esses falsos populista defendem. São na verdade ditadores transvestidos de democratas.

  4. alvesalces disse:

    “Diretamente ou através de eleições livres elegendo representantes, o povo (não confundir com a massa) participa da condução dos destinos do seu país, num País em que os poderes dirigentes do Estado, Executivo, Judiciário e Legislativo, são separados garantindo assim o Estado de Direito” (Miranda Sá)
    Dizem os sábios que criaram o nome das doze constelações formadoras do “Círculo dos Animais”, que a quarta delas tem o nome de Caranguejo… Não porque este animal anda para trás.. Pois ele anda de lado… Mas pelo simples fato dele ser o único ser vivo que não caminha para frente”… Quero agora que todos tenhamos vistas para o passado das grandes nações:
    Lê-se no evangelho de João:01:01 a 05: (Decodificado): “Pela palavra de Deus… A LUZ foi criada… Antes que o Espírito Santo de Deus tomasse a forma de FILHO DE ADÃO ele já existia em comunhão com o Criador… A palavra de Deus prometia em Gênesis 03:14 e 15 (EM CONFIGURAÇÃO que decodificamos) Que a Humanidade ficou rachada ao meio entre os filhos que Eva gerou por ter copulado em seu coração com a VELHA SERPENTE … Bem mais numerosos que os filhos da MULHER referida em Isaías 07:14 e 15.. Como mãe carnal de Cristo e como mãe espiritual dos Emanuéis que somos nós…
    Pois os legisladores judeus… Em, vez de interpretarem a forma e o conteúdo da palavra que era a LEI DE DEUS…Tiveram um comportamento de NÉSCIO como adjetiva Jesus em Lucas 24:25 e 26. Os formadores da opinião pública na Jerusalém do tempo de Jesus… Geraram os legisladores petistas dos dias de hoje, sob a liderança de José Dirceu… De Lula nos primeiros oito anos de governo petistas… Do ministro da fazenda dos primeiros quatro anos do governo Dils e do atual Procurado da República no caso do processo de impedimento da Presidente da República.. Tanto em Jerusalém de dois mil anos atrás… Com na Brasilia dos dias de hoje… Prevaleceram as trevas contra a LUZ.
    No Século V a.C. Sócrates era formador da opinião pública de seu tempo… Pois ela estava envenenada pelos geradores de confusão jurídica.
    Não me lembro de ver-se tanta mistura do Bem misturado ao Mal… Do que nos tempos da Revolução Francesa…. E O MEU CORAÇÃO pressente que tais tais estão voltando não no Estado da França… Mas dentro da Igreja Católica…. Os revolucionários de 1789 queria soluções políticas que servisse para amenizar o sofrimento dos mais humildes e o que aconteceu? UM RIO DE SANGUE. Nostradamus prevê até o cumprimento de Daniel 08:11: O Vaticano ali chamado de Santuário do Cordeiro de Deus irá se transformar em Cinzas…

  5. Irene Mattos Felix disse:

    Miranda, não há democracia onde impera a corrupção O sonho petista é controlar toda a mídia Enquanto não tivermos poderes independentes,, não vamos conhecer a democracia ensinada por Aristóteles

  6. vileite disse:

    TEXTO SOBERBO !
    Para que a democracia volta a ser a forma de governo nesse país é imprescindível que surja , entre nós , um outro Aristóteles ,Platão ou Sócrates .

  7. Neide Saconi disse:

    Hoje o Brasil vive a beira do abismo que a Máfia do PT nos envolveu,agora o povo ou luta p impeachment da Dilma e p acabar c o PT ou cai no abismo da miséria e da violência.

  8. Alvaro Santos disse:

    Somos uma democracia.Sempre seremos…
    .
    Embora nossa democracia esteja capenga e que temos muita gente duvidando que ela sare dessa enfermidade comunista apregoada e licenciada por partidos que se julgam como tal mas existem exatamente por sermos uma democracia.
    .
    Vemos também um choque de poderes onde a interferência tem acusado uma falta de transparência nas ações e ferindo mortalmente a isonomia de poderes salutar a uma democracia saudável.
    .
    Quanto as urnas fraudáveis, faço apenas uma pergunta:
    .
    Se tudo o que a alma mais honestas colocou o bafo fedeu, por que só nas urnas o fedor não atingiu?

  9. Solange disse:

    concordo……penso igual.

  10. Mônica Torres disse:

    Ditadura da propina…

  11. Ricardo Antonio Silveira disse:

    Uma boa visão, mas acrescento que não existe democracia plena sem interesses excusos. A democracia é permissiva e perniciosa, a corrupção é o cancro da DEMOCRACIA. Cícero dizia: O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem, novamente, aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública, e considero ainda que a DEMOCRACIA É uma forma de conter o povo iludindo-o ao dizer que o poder provém dele, Maquiavel disse no livro O PRÍNCIPE “Se tiver que fazer o mal, o príncipe deve fazê-lo de uma só vez. O bem deve-se fazê-lo aos poucos”