APLAUSOS

[ 6 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br

“Andamos tão desencantados que ser decente parece virtude, ser honesto ganha medalha e ser mais ou menos coerente merece aplausos” (Lya Luft)

Recordo-me do Circo Casarin, de ciganos argentinos, que fazia temporadas ali na Avenida Presidente Vargas, perto do “Balança, mas não cai”… Nele exibia-se um cachorrinho com uma linda domadora com maiô de lantejoulas. Lulu – o cachorrinho se chamava Lulu – corria, dançava, pulava atravessando um arco e andava num carrinho de rolimã, avoengo dos skates de hoje.

O mais engraçado é que ao final, com as palmas da plateia, ele se ajeitava, como se sentasse, e batia palmas com as patas dianteiras.  A dona do bichinho, com um sotaque atravessado, dizia: “- “Pedir aplausos é coisa dele. Não lhe ensinei ele gosta disso…”

Todos artistas, principalmente os humoristas, se nutrem e se envaidecem com os aplausos. Há os que não conseguem interpretar para um público indiferente e silencioso.

Para os políticos, o aplauso é um veredito: Sua atuação é julgada pelos eleitores através de aplausos ou vaias… O sábio Nelson Rodrigues disse que “as vaias são os aplausos dos desanimados”.  O desânimo economizaria apupos negando votos aos ocupantes de cargos públicos através de eleição.

Uma expressiva maioria de brasileiros oferece essa demonstração de apoio aos condutores da Operação Lava Jato, policiais federais, promotores do Ministério Público e ao juiz Sérgio Moro. Agora, não regateia aplauso aos senadores que – ouvindo o clamor das ruas – votaram pela continuidade do julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff.

Nada mais justo do que condenar uma governante que confundia o zelo pela coisa pública com arrogância, autoritarismo e suporte partidário. Não se pronuncia pelo impeachment apenas pelo crime de responsabilidade fiscal, o desprezo pelo Congresso e o desrespeito à Constituição.

Este é o processo. Mas a fração esclarecida da população vê o conjunto da maléfica condução administrativa, incompetente e leniente com a corrupção. Não dá para esquecer a responsabilidade de Dilma nos negócios escusos da Petrobras, principalmente a compra da Refinaria de Pasadena.

Como se há de tolerar a preservação de ministros propineiros, investigados e denunciados por desonestidade? Como se deve admitir a blindagem feita a Erenice Guerra, Mercadante, Gleise Hoffman?

Isto, falando apenas do desastrado e criminoso PT-governo; quanto ao seu partido, basta se confirmar a prisão de três tesoureiros e a suspeita sobre o responsável financeiro pela campanha da reeleição.

Pior do que isto, roubaram milhares de consciências impregnando pessoas de fanatismo, pondo o partido acima da Pátria, como se viu uma nadadorazinha declarar que não queria aplausos dos adversários do PT, renegando o juramento esportivo e derrotada por sua autossuficiência.

Com essas coisas, vê-se não apenas indícios ou as delações; está na cara como se diz na gíria, pois os desmandos gerais veem na esteira de uma organização criminosa chefiada por seu criador e tutor Lula da Silva, réu da Promotoria Geral da União, e quem a cidadania consciente pede a prisão pelos crimes cometidos.

Por decência, honestidade e coerência, queremos aplaudir o fim da impunidade. O povo brasileiro está mobilizado para se manifestar nas ruas e nas praças exigindo do Senado urgência para o impeachment de Dilma, e do STF o fim da impunidade, prisão para todos os corruptos.

 

 

6 respostas para APLAUSOS

  1. James Patrick disse:

    Professor, elevo-lhe as mais efusivas congratulações!
    Deixando de lado as mesuras rococós, este texto é
    puro realismo fantástico. O Brasil encontra-se em
    estágio terminal, moralmente findo. Nossas forças se
    esvaem, nosso brado patriótico ecoa no vazio.
    Forte e sincero abraço.

  2. Marilene Marques disse:

    A gente fica mais insuportável ainda quando está repleto de razão!

  3. Sem palavras, Caro Mestre!… simplesmente espetacular

  4. Não sei ser pessimista pois me concentro sempre em coisas positivas, o pessimismo vai fazer você perder força para melhorar, com todo respeito aos meus amigos e desde já peço desculpas aos mesmos que não se sintam ofendidos, pois para mim existem Políticos e Partidos Políticos em fase terminal.

  5. vileite disse:

    Belo texto condizente com a nossa atual situação política.

  6. Parabens…é isso mesmo. O dinheiro tem falado mais alto. Ou o dinheiro ou a verdade (Deus). Mais uma vez: parabens.