A LEI

[ 6 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões”.  (Lao-Tsé)

Modernamente, a lei é uma regra jurídica escrita. Sua expressão vem do verbo latino legere, que significa “aquilo que se lê”. Trata-se de uma norma ou conjunto de normas criadas através dos processos próprios executados pelas autoridades competentes.

No Estado de Direito, vivemos sob o império das leis; uma sociedade sem leis, retornaria a pré-história, onde os mais fortes conseguiam sobreviver e os mais fracos morriam de fome ou eram mortos pelos seus rivais.

Já tivemos a oportunidade de escrever sobre as primeiras legislaturas do mundo antigo com o seu surgimento entre os povos mesopotâmicos, impondo direitos e as punições contidos no Código de Hamurabi ou originários dele.

Ali encontramos a lei de talião, que exprime uma punição baseada na reciprocidade do crime e da pena que é a popular retaliação. É sempre lembrada através da máxima “olho por olho, dente por dente”.

As leis são ministradas pelos tribunais, que surgiram na Roma antiga, “tribunais”, do latim: significando “dos tribunos”. São cortes que possuem a competência de exercer a jurisdição, ou seja, interpretar a lei e resolver litígios com eficácia.

Nem sempre, porém, a coisa funciona assim. Nas ditaduras exercidas pelos “partidos únicos”, como o nazista e comunista, ou, atualmente, sem os princípios ideológicos destes, os estados ditatoriais da África e América Latina, de regimes populistas, funcionam os chamados “tribunais de exceção”.

A máfia e os carteis do narcotráfico, assim como os ‘guerrilheiros’ como os das Farc, têm os seus ‘tribunais’ para justiçar os dissidentes, desertores e até mulheres que engravidam a despeito da regra imposta proibindo-as de conceber.

No Brasil os lulopetistas instituíram seus próprios tribunais, expulsando deputados que votaram em Tancredo Neves, participaram do governo FHC e até expressaram opiniões divergentes da hierarquia partidária, como no caso da ex-senadora Heloísa Helena.

Mas os tribunais lulopetistas apresentam, também, o seu lado hilário. No caso do esquema de corrupção que corroeram a Petrobras, Eletrobrás, fundos de pensão e até de programas sociais como o Bolsa Família, o PT adotou a ‘Lei de Gerson’…

Lembram-se da “Lei de Gerson”, que surgiu numa propaganda de cigarros? O festejado craque de futebol Gerson dava uma tragada num cigarro de determinada marca e dizia: “Eu gosto de levar vantagem em tudo, por isso adotei esta marca.

A coisa caiu na expressão popular e entrou no rol dos princípios de uma pessoa que quer obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais.

… E se é para rir, para julgar os desmandos, as maracutaias e o desapego do PT pela coisa pública, avançando no Erário e enriquecendo a patota lulopetista com propinas arrancadas de contratos do governo, eu adoto a ‘Lei de Murphy’…

Trata-se de uma gozação que correu o mundo, e um dos seus artigos reza que: “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

Cai ou não cai como uma luva para o PT e seus puxadinhos? Alerto com a ‘Lei de Murphy’ para o eleitorado que decidirá o pleito municipal no 2º turno: Sabemos que os aliados do PT, como Marcelo Freixo, no Rio de Janeiro, darão errado, por que votar neles?

6 respostas para A LEI

  1. Soraia disse:

    Eles não consideram roubo os desvios. Justificam que foi fato em nome da causa. Porém no meio do caminho se tornou causa própria.

  2. Neide Soares de Freitas disse:

    Sim Miranda cai como uma luva nesse partido usurpadores dos cofres públicos. Quando ouço do meu filho desempregado um ano e meio desiludido de viver eu fico numa raiva de DilmANTA e Lulalau que deixaram 23 milhões de desempregados se meu filho está assim imagina milhões desalentados pais matando mulher e filhos e se matando e esses governantes de uma figa roubando e se fartando com hiper salários livre de tudo ainda assim roubam . Só espero que Moro está cozinhando eles em banho – maria e a hora deles vão chegar ! A PF tem que repatriar e fazer voltar aos cofres públicos tudo que eles roubaram .

  3. Irene Mattos Felix disse:

    My Lord, Freixo não ganha !Eu gostaria de ver outras pessoas disputando a Prefeitura, infelizmente pessoas honestas estão se afastando da política A Lei de Murphy não vai funcionar nas eleições do Rio, este ano Abraços e volta a viajar para o exterior, em 2018 A tua viagem deu sorte ao Brasil, PT perdeu todas, com exceção de Rio Branco

  4. vileite disse:

    Artigo perfeito !Infelizmente o Rio de Janeiro continua sem ter candidatos honestos que se proponham a salvá-lo da insolvência !

  5. Welton Reis disse:

    Não existe uma maneira certa de fazer a coisa errada. Pau que nasce torto não se indireita. Os mascarados do foro de São Paulo sabedores da índole lulopetista atingiram por tempo limitado a máxima de quanto pior melhor. Essa corrupção fantasmagórica não foi por acaso afim de colocar todos na mesma vala até aparecer um salvador da pátria. Tudo aconteceu como previsto, porém aparecereram homens com vontade para aplicar as leis e tirar as máscaras punindo marginais travestidos de empresários e políticos. Valeu Miranda!

  6. Para mim ( Lao – Tsé) foi muito feliz com sua frase pois em poucas palavras resumiu tudo, basta ver o que estamos vivenciando no momento e por quanto tempo vamos vivenciar.