CAVIAR

[ 14 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

— “Caviar é comida de rico/ Curioso fico/ Só sei que se come/ Na mesa de poucos” —(Zeca Pagodinho)

O caviar é um dos ingredientes mais esnobados, luxuosos e valorizados do mundo e, por ser muito caro, desperta mais a atenção e curiosidade das pessoas para degusta-lo. O caviar legítimo é a ova de um peixe, o esturjão, capturado no Mar Cáspio.

Foram os russos e os iranianos os primeiros povos a comercializar o caviar, iguaria que era desconhecida até nas regiões mais próximas. Ao ser descoberto e apreciado, limitou-se, porém, às classes mais abastadas pelo alto custo.

No Brasil popularizou-se, entrou na letra de músicas populares e o escritor Jorge Amado ajudou na sua divulgação citando-o nos seus livros. Vadinho, personagem de “Dona Flor e seus dois Maridos”, experimentou o caviar e comentou: “tem cheiro e gosto de xibiu”.

Também os socialistas de triplex e mansões foram apelidados de “esquerda caviar”, o que veio a inspirar o jornalista Rodrigo Constantino a escrever o livro “A Esquerda Caviar”. É uma crônica divertida, agradável de se ler, além de conter uma crítica expressiva à esnobação dos que vivem uma vida nababesca e arrotam um revolucionarismo falso.

Além do mais, Constantino lista vários socialistas que levam uma vida de abundância, especialmente por causa do discurso que propagam. Artistas que mantém apartamentos em Paris e Nova Iorque se manifestam com extremismo obreirista.  E também faturam com a exibição esquerdizante na mídia, auferindo com seus discursos nos governos petistas, afagos e financiamento da Lei Rouanet.

Jornalistas de alto salário que também respiram o mesmo ar das ideias superadas pela experiência em vários países, insistem em comungar com elas. A poucos dias, levaram uma porretada da ministra Carmen Lúcia, presidente do STF. Perguntaram-lhe sobre os seus vencimentos. Carmen abriu a gaveta e mostrou-lhe seu contracheque, pedindo: – “Vocês podem mostrar os seus? ”.

O exibicionismo faz parte dos prazeres dos esquerdistas narcopopulistas quando conquistam o Poder. O ideólogo do lulopetismo, José Dirceu, antes de ser preso por corrupção e formação de quadrilha, tomava vinho de R$ 1.300 a garrafa.

Assistimos igualmente nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma, essa distorção ideológica e a anomalia ética.  Só se hospedavam em hotéis de conforto régio, e Lula, desmoralizado como réu em três ações penais, só viaja em jatinho particular.

Por ato do governo Temer, Dilma perdeu semana passada 90 motoristas de uso particular (e familiar) e devolveu 28 carros. Sua filha também devolveu 8 carros e 16 servidores.

O luxo dos lulopetistas, é um desvio da teoria socialista; mas no caso deles é a própria razão de militar no esquerdismo. Vemos isto nas campanhas eleitorais. No Rio de Janeiro as calças rasgadas e remendadas das mocinhas que apoiam Freixo, não ocultam o perfume francês que usam habitualmente.

Em paralelo uma pesada gozação vem de baixo para cima: Zeca Pagodinho desmoraliza a “esquerda caviar” com os versos – “Você sabe o que é caviar? / Nunca vi, nem comi/ Eu só ouço falar…” E como nem só de caviar pode viver o homem, também a falsidade socialisteira não podemos suportar: Chega! Vamos derrotar no 2º Turno o puxadinho do PT e o seu candidato, Freixo.

 

 

14 respostas para CAVIAR

  1. Marcelo Pereira disse:

    Ótimo artigo e acrescento que os sindicatos de Lula diabo também usufruem do luxo e do poder de esquerda!

  2. Antônio disse:

    Ótimo artigo!!!!

  3. Soraia disse:

    E se eles tem ou tiveram tudo isto foi por inercia do povo que ficou todos estes anos adormentado ou acomodado deixando acontecer. A crise em grande parte é responsavel deste despertar. Povo alimentado é povo neutralizado.

  4. Maria Alice disse:

    Adorei !! Vc escreve mto bem , sempre da uma abordagem para q todos nos situemos no tópico em questão. A esquerda é sempre caviar na História maccosstalonga @gmail.c

  5. Por quanto tempo ainda termos que viver com tanta insegurança, corrupção, desonestidade e hipocrisia dos nossos políticos que só mudam de nome.

  6. Roberto Borges disse:

    Vai entender,ontem o Arnaldo Jabor na sua coluna do Estadão incitando a classe artística caviar do Rio a se engajar contra o Crivella ,assim como fez o De Niro contra o Trump,em favor da Hilary…

  7. Sensacional, Miranda!! Temos de desmontar essa farsa lulopetista!!!!

  8. Welton Reis disse:

    Na extinta URSS foi criada uma casta de privilegiados denominada de Nomenklatura e aqui um nome bastante apropriado, esquerda caviar. O homem é malvado por natureza e somado ao profissional da falsidade (político ), temos uma casta bandida chamada de lulopetista que delapidou o país. Brasil país dos coitadinhos!

  9. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda!você disseca essa indolente criminosa e improdutiva gente como ninguem!Seu imenso altruísmo e amor pelo Brasil movem a nos presentear com mais este brilhante artigouito bom como tudo que você escréve!

  10. vileite disse:

    COMO NÃO GOSTO DE CAVIAR , POR MIM, ELE NEM EXISTIRIA q

  11. Jorge Roriz disse:

    Parabéns; Bom artigo.

  12. Marilene Marques disse:

    Bem lembrado.

  13. Marilene Marques disse:

    Encontrei uma parceira. Comi e detestei… Nunca mais!

  14. Irene Mattos Felix disse:

    O artigo retrata muito bem o esnobismo inútil de certas pessoas Já comi e não aprecio caviar Acredito que não é alto preço que o faz apenas acompanhar certos petiscos