MORAES MOREIRA

[ 3 ] Comments
Compartilhar



Mandei fazer a minha fantasia
Alegoria de papel crepom
Que é pra você durante esses três dias
Me curtir todinha

E ao romper do som
Aprender na escola que é a rua
Ver a verdade nua
E não sair do tom

Pagar pra ver qual é
A barra de ser o que é
Ser pra você igual
Na vida e no carnaval

Meu negro tirei a máscara
Que até agora escondeu
Meu sentimento a mais rara
Das jóias que Deus me deu

3 respostas para MORAES MOREIRA

  1. Caros fãs do Moraes Moreira. Aproveitando este espaço, gostaria de participar com vocês o que penso a respeito deste grande artista. Uma coisa é falar e outra é fazer. Nesse sentido, Moraes de fato fez e deixou seu legado incontestável. Abriu caminho para o que é hoje uma das maiores festa do Brasil e do mundo na Bahia. Isso mesmo, do mundo! Gostar ou não gostar de suas músicas é irrelevante, pois denota gosto pessoal – que merece ser respeitado – e, de certa forma, conhecimento da cultura brasileira, condição que deveria ser obrigatório (o ensino) nos currículos escolares. Que educação e que mundo queremos para nós e para nossos filhos? A descartável? Penso que não! A violência é, pois, um reflexo dessa falta de educação, com valorização à cultura imediatista, consumista e apelativa. Sou músico e toco com esse verdadeiro baiano há bastante tempo e sei que ele obstinadamente luta para que essa manifestação cresça, principalmente no sentido de ser um carnaval sem divisões de castas – como era nos corsos e agora com as cordas e abadás – e também para que seja realmente do povo, como foi nos primórdios, no entrudo trazido pelos portugueses e na Grécia antiga. Posso assegurar que ele continua atuante, criando constantemente belas canções, eternizando não somente o carnaval, mas também a nossa boa música brasileira. O Moraes tem uma acepção própria do carnaval – não somente da Bahia, mas também do Brasil como um todo, pois sua visão é ampla – que precisa ser entendida com mais profundidade e, o mais importante, respeitada, pois a sua crítica é construtiva. Recomendo o novo DVD que está saindo, pois ele conta, através da música e da boa prosa, a sua trajetória desde os Novos Baianos e carreira solo. Como bem disse Moraes Moreira, “Tem que dançar a dança, que a nossa dor balança o chão da praça”. Grande abraço!

  2. Caros fãs do Moraes Moreira. Aproveitando este espaço, gostaria de participar com vocês o que penso a respeito deste grande artista. Uma coisa é falar e outra é fazer. Nesse sentido, Moraes de fato fez e deixou seu legado incontestável. Abriu caminho para o que é hoje uma das maiores festa do Brasil e do mundo na Bahia. Isso mesmo, do mundo! Gostar ou não gostar de suas músicas é irrelevante, pois denota gosto pessoal – que merece ser respeitado – e, de certa forma, conhecimento da cultura brasileira, condição que deveria ser obrigatório (o ensino) nos currículos escolares. Que educação e que mundo queremos para nós e para nossos filhos? A descartável? Penso que não! A violência é, pois, um reflexo dessa falta de educação, com valorização à cultura imediatista, consumista e apelativa. Sou músico e toco com esse verdadeiro baiano há bastante tempo e sei que ele obstinadamente luta para que essa manifestação cresça, principalmente no sentido de ser um carnaval sem divisões de castas – como era nos corsos e agora com as cordas e abadás – e também para que seja realmente do povo, como foi nos primórdios, no entrudo trazido pelos portugueses e na Grécia antiga. Posso assegurar que ele continua atuante, criando constantemente belas canções, eternizando não somente o carnaval, mas também a nossa boa música brasileira. O Moraes tem uma acepção própria do carnaval – não somente da Bahia, mas também do Brasil como um todo, pois sua visão é ampla – que precisa ser entendida com mais profundidade e, o mais importante, respeitada, pois a sua crítica é construtiva. Recomendo o novo DVD que está saindo, pois ele conta, através da música e da boa prosa, a sua trajetória desde os Novos Baianos e carreira solo. Como bem disse Moraes Moreira, “Tem que dançar a dança, que a nossa dor balança o chão da praça”. Grande abraço!

  3. pachco disse:

    aproveitando esse espaço, eu gostaria de saber se poderia me informar onde encontro essa musica tão bela, que fez a alegrias de milhões de foliões no carnaval da bahia, nos anos 80, “Vida e Carnaval” para fazer download, pois ja busquei em varios locais e não consegui, e apesar não ter nada contra Elba Ramalho, mas para quem viu Moraes cantando essa musica, e agora ver Elba Ramalho… ninguem merece!!!